Pavão Bonito e tocatas no Brasil (Leiam mais)
Em 1952 no Sítio Pavão Bonito, na cidade de Rafard – São Paulo - Brasil, na propriedade da Família Berganton surgiu o primeiro grupo de Tocata do Brasil, esse grupo era composto por:
- Clarinetista: Misael Berganton
- Acordeonista: João Berganton
- Bandoneonista: Ricieri Gasparetti
- Trombonista: Ismael
- Trombonista:Sebastião Stefanini
Em 1957, houve o encontro do grupo de tocata agora denominado 'Pavão Bonito' com um grupo de tocata do bairro Enxovia(cidade de Tatuí - São Paulo), esse grupo era composto por:
- Tubista: Lori
- Trombonista: Cássio
- Trompetista: Miro
- Quinzinho: Acordeon
Depois desse encontro os dois grupos quinzenalmente passaram a tocar, visitar e viajar dentro ou fora do Brasil para alegrar , louvar a Deus e formar amizades por onde passava. Dessa forma, gradativamente foi aumentando o contato e surgimento de outros grupos de tocata como o do Ruy Maia de São Paulo e o grupo do Heber Maciel em Campinas – São Paulo que tinha a seguinte formação respectivamente:
- Saxofonista: Ruy Maia
- Trombonista: Toninho
- Acordeonista: Davi
- Trompetista: Lúcio
- Tubista: Josavias
- Acordeonista: Heber Maciel (hoje Encarregado Regional)
- Acordeonista: Ismael
- Trompete: Osni Maciel (hoje Ancião)
- Trombone: Jairo Soares
- Tubista: Edmur
- Saxofonista: Mateus Moreira
Não poderíamos deixar de falar de outros Grupo de tocatas como do tubista Marcelo Troni (Cego), Ezequiel, Manzines, Valdeci de Votorantin e tantos outros que estão espalhados por esse grande Brasil . Atualmente o grupo de tocata Pavão Bonito continua visitando, tocando e louvando a Deus, levando alegria por onde passa com a seguinte formação:
- Acordeon: Hayller Grosseli
- Tuba: Betinho
- Clarineta: Daniel (bairro Enxovia -Tatuí)
- Trombone de Vara: Sebastião Estefanini - TIÃO DO TROMBONE DE VARA
- Trombone de pistos: Edmir
- Sax Tenor: Nanderson Berganton
Já não temos mais entre nós os Irmãos músicos Quinzinho, Ricieri Gasparetti e o Ancião Mizael Berganton que o Senhor recolheu em 08/06/2006 , mas continuamos visitando, tocando e louvando a Deus com alegria nessa nova formação. Certamente a semente lançada por ele (Misael) e seus companheiros continuam brotando dentro e fora do do Brasil, podemos perceber cada vez mais o surgimento de grupos de tocatas para louvar a Deus e distribuir a alegria e espiritualidade.
Alguns grupos de tocatas tem aderido a novos estilos de tocar influenciados pelo jazz, blues e tantos outros estilos musicais, variando de instrumentos musicais mas o conjunto básico é acordeon, clarineta, trombone e tuba. Além de tocatas existe uma variedade de grupos de vocalistas, instrumentistas de cordas, teclados e percussão que podem se encaixar na classificação de 'Floriado' ,'improviso' ou qualquer outro tipo de termo similar dentro da Congregação Cristã no Brasil e suas igrejas multinacionais.
Tomando por exemplo algo muito simples, podemos trazer um entendimento sobre 'floriado': Se você toma da Empresa onde trabalha indevidamente dez centavos de real OU um milhão de reais é a mesma coisa, você está roubando!! “ Quem canta ou toca qualquer instrumento, se executar somente UMA nota a menos ou UMA nota a mais diferente do Hinário Musical também está praticando o floriado. ”
Um simples grupo cantando com um violão ao som de acordes ou alguém tocando sem ter o conhecimento musical para leitura e interpretação do Hinário Musical já está praticando o 'floriado'. Longe de nós julgarmos o que é ou não é certo fazer, queremos somente que tenham conhecimento do que é 'floriado' e que instrumentos como Acordeon e Tuba não sejam vistos como instrumentos que são para 'floriar' enquanto que em quase toda casa tem um violão e é usado para 'floriar' e as pessoas não percebem isso, quando não insistem em chamar de 'forró” por falta de conhecimento pois forró é muito diferente das tocatas.
História do 'Floriado' e Pavão Bonito por Sebastião Estefanini ( Tião do trombone de Vara)
Comentários finais: Romilto Maia
Fonte:- http://www.pavaobonito.com.br/historia.html
Outro relato do Tião
Nenhum comentário:
Postar um comentário