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MISTÉRIO E MINISTÉRIO DOS ANJOS






Em relação a Deus:Prestar louvor e adoração (Ap 5.11,12; Hb 1.6; Is 6.3; Sl 103.20,21)Levar a Lei de Deus ao seu povo (At 7.53; Gl 3.19; Hb 2.2)Executar os juízos de Deus (At 12.23; 2 Rs 19.35; Ap 16.1)Ajudar no dia do Juízo Final (Mt 13.30,39, 49, 50; 2 Ts 1.7,8)
Anjo do movimento - vídeo
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Em relação a Cristo:Anunciaram seu nascimento – a Maria (Lc 1.26-38), a José (Mt 1.20), aos pastores (Lc 2.8-15)Protegeram o menino (Mt 2.13,19,20)Ministraram a Ele após a tentação no deserto (Mt 4.11)Fortaleceram-no no Getsêmani (Lc 22.43) e poderiam livrá-lo (Mt 26.53).Removeu a pedra do sepulcro (Mt 28.2-7)Presentes na Sua ascensão (At 1.11)Rendem-lhe homenagens (1 Pe 3.22) e Acompanharão a Sua volta (Mt 16.27; 25.31)   Leiam mais
Em relação aos crentes:Protegem do perigo (Sl 91.11,12; Gn 19.15,16)Livramento de inimigos (Sl 34.7; 2 Rs 6.15-17; Dn 6.22; At 12.11)Encorajamento nas provações (1 R2 19.5; Gn 28.12,13; 32.1,2; At 27.22-24)Orientação (Mt 1.20; At 8.26; At 10.3-5)Acompanhamento da alma na morte (Lc 16.22)Alegria na salvação (Lc 15.10; 12.8,9) e Ministram (Hb 1.14)
Alguns seres angelicais destacados:
OS SERAFINS O termo hebraico é saraph. O significado é "queimar", dando a idéia de anjos abrasadores (rebrilhantes). A única menção é em Is 6. Aparecem associados com os Querubins na tarefa de resguardar o trono divino. Têm forma humana, embora possuam 6 asas (Is 6.2). Estavam postos acima do trono de Deus, o que parece indicar que sejamlíderes na adoração ao Senhor. Parecem estar ligados a certas funções de vigilância e adoração.
OS QUERUBINS
No hebraico, temos keruhbim , plural de kerub . No grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3.24). Função semelhante dos querubins dourados sobre a arca (Ex 25.18-22; Cf Hb 9.5).No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26.31; 2Cr 3.7). Parecem estar ligados à justiça e à majestade do trono de Deus.
O ARCANJO MIGUEL
No grego encontramos Michael, heb. mika'el . Significa "quem é como El (Deus)?". Aparece Dn 10.13,21 e 12.1 e reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12.7. A Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo (anjo-chefe), Miguel. Nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4.16 e Jd 9, o termo só aparece no singular. Como Gabriel, é um ser celestial . Tem, no entanto, responsabilidade especiais como protetor de Israel (Dn 10.13,21), e ele comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal (Dn 12.1).
O ANJO GABRIEL
O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim , "Deus").No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8.16; 9.21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8.17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel (Dn 9.22).No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1.11-20) e de Jesus (Lc 1.26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1.19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens.
O ANJO DO SENHOR
As aparições do Anjo do Senhor se constituem em Teofanias (aparição de Cristo em presença pré-encarnada). A expressão "Anjo do Senhor" ou "Anjo de Deus", se encontram mais de 50 vezes no AT. A primeira aparição foi no episódio de Agar, no deserto (Gn 16.7). Outros acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn 31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14.19) e posteriormente em Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Gideão (Jz 6.11), Davi (1Cr 21.16), entre outros.O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens de Deus, como por exemplo em Gn 22.15-18; 31.11-13. Em outras aparições, Ele fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19.5-7) ou para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14.19; Dn 6.22).O Anjo do Senhor aceitou adoração (Js 5.14). Caso fosse simplesmente "um anjo", teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19.10 e Ap 22.8,9. Tem nome maravilhoso (Jz 13.18) – paralelo com Is 9.6.Refere-se a si mesmo como Deus (Gn 22.11-18; Ex 3.2-5; Jz 6.11-23)No NT, não utiliza-se o termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. (troca-se o artigo definido "o" pelo artigo indefinido "um" (Lc 1.11; At 12.7 e At 12.23).
Obras consultadas:BANCROFT, Dr. Emery H. Teologia Elementar. Trad. João M. Bentes.3ª ed. SP, Imprensa Batista Regular, 1986.CHAMPLIN, Russel N. & BENTES, João Marques. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia (6 volumes).São Paulo.DUFFIELD, Guy P.; CLEAVE, Nathaniel M Van. Fundamentos da Teologia Pentecostal. São Paulo: Quadrangular, 1991.

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