Amigão HInos CCB / Fanpage

HINÁRIO 5 - BREVE CONSIDERAÇÃO x MAGNITUDE E ESPIRITUALIDADE - AMIGÃO HINOS









Amados, a Paz de Deus!


Estamos aproximando da data marcada para começarmos a cantar os hinos do Hinário 5, motivo pelo qual sinto-me impulsionado para fazer uma breve consideração tanto sobre este momento que vivemos, que ficará marcado para sempre em nossas vidas na Graça; quanto sobre
a magnitude e espiritualidade dos novos hinos. [Leiam mais...]

Geralmente o que é novo causa polêmica, estranheza, desconfiança. Se olharmos o Hinário nº 5 com os olhos da carne estaremos sujeitos a criticar, murmurar, revoltar, conspirar, reclamar, achar erros, achar defeitos ou teremos receio de tocar ou medo de errar. Fazendo assim deixamos de
saborear a doçura das palavras que os novos hinos trazem e de apreciar a beleza das poesias espirituais que foram compostas através de notável inspiração celestial. 

Todavia, se olharmos com os olhos do espírito, poderemos contemplar hinos mais espirituais, com
andamentos mais amenos, com tonalidades mais baixas, requerendo mais comunhão para cantar e louvar a Deus, sem perder a alegria, a solenidade, a majestade! Seremos capazes de enxergar uma mensagem até então oculta para muitos: louvem a Deus com reverência, sem perder a humildade; com alegria, sem perder a comunhão.

Se fizermos uma análise mais técnica sobre os hinos "antigos" vemos que vários hinos
foram modificados para melhor, pois afinal a intenção - muito boa - foi de ficar mais fácil, mais leve, mais prazeroso para cantar e tocar, sem ficar cansativo. (Quem toca trompete sabe do que eu estou falando).

Nos ensaios pude perceber que a primeira vez que ouvíamos os hinos novos (os que trazem bemóis e sustenidos) dava impressão de que não íamos conseguir cantar. Na segunda vez esta impressão diminuía. Na terceira vez já íamos nos acostumando com a melodia. Daqui a pouco já estávamos nos familiarizando com o novo hino. É aqui que eu quero chegar: permita-se familiarizar com os novos hinos.

Esses dias Deus mandou a palavra aqui dizendo: "Não reclame deste tanto de ensaios extras por causa dos novos hinos, não diga: Ah, eu tenho que ir no Ensaio! Ah, eu tenho que ir outra vez ensaiar! Aproveite estas oportunidades para louvar ao Criador, cante com alegria, louve a Deus de todo o seu coração! Não tenha isso como um peso, mas como um prazer!"

E é cantando bastante, tocando várias vezes, ouvindo no carro, no computador, em casa, no trabalho, que nós vamos nos familiarizar com os novos hinos. E quando eles fizerem parte da sua família o louvor será agradável aos olhos do Pai.

Domingo, após o ensaio, no culto através da Palavra (S.Lucas,Cap. 11, vers. 7 em diante - Parábola do Amigo importuno) o Senhor nos disse para pedirmos, buscarmos e procurarmos o que era do céu, o que tivéssemos de necessidade, pois a Porta da Misericórdia estava aberta. E três partes dos hinos novos foram mencionadas na exortação: 

Preciosidades o Mestre tem
... pára doar aos santos Seus! (HINO 385) - Peçamos a Deus os seus tesouros, os seus dons, as suas jóias. Deus quer derramar sobre nós a Suas preciosidades! Então não se acanhe em pedir a Deus para que Ele enriqueça a sua alma com os dons dos céus!

Vem
aumentar a virtude celeste, neste meu ser para a glória de Deus! (HINO 387) - Que Deus aumente em nosso ser (que é fraco, é falho, é terreno) a virtude dos céus. Que diminua nossa carnalidade e aumente nossa espiritualidade. Que aumente em nós a força, a vontade, o ânimo, a esperança, pois com a virtude sendo aumentada o Nome de Deus será glorificado na nossa boca!

Deus mandará poder celestial para que o
Seus triunfem sobre o mal. (HINO 395) - Vamos pedir a Deus que nos revista do poder dos céus, para triunfarmos sobre o pecado, o mundo, o tentador, o inimigo das nossas almas, para vencermos o adultério, a fornicação, as vaidades, os vícios, tudo que combate com nossa alma, e possamos sair daqui mais do que vencedores!

Termino minhas observações convidando os irmãos para começarem, neste próximo final de semana,
a cantar e tocar com o coração. Desta forma o Senhor visitará os vossos corações. Receberemos uma paz gloriosa ao cantarmos "Haja paz!"... nos sentiremos destemidos ao cantarmos "Amados, não temamos na marcha para os céus"... provaremos da "Clemência" e assim sucessivamente! 


A cada hino, a cada verso, a cada palavra que lermos com os olhos espirituais e cantamos de todo o nosso coração, o Senhor se alegrará e nos recompensará com a Sua Presença!

Que Deus nos abençoe grandemente e nos prepare para a volta de Seu Filho, Cristo Jesus!

Ir. Osvaldinho 
Alagoa MG

Nenhum comentário:

Mais visitadas última semana