Amigão HInos CCB / Fanpage

Lavando instrumentos de metal x Amigão Hinos x Baixar Hinos CCB GRÁTIS





Dizem que nós músicos somos “chatos” quando se diz respeito aos nossos
instrumentos. Na verdade nos somos “MUITO CHATOS” e com razão, pois manter um instrumento em perfeito funcionamento e com suas características originais de som não é fácil.      [Leiam mais]














Baixar hinos ccb x Hinário 5


Amassados, sujeira e reparos muito profundos podem alterar estas características e dificultar uma boa execução musical, também são extremamente delicados e devemos levar em conta o valor sentimental que desenvolvemos por eles.
Além de tudo isto ainda tem a parte de higiene que pesa bastante nestas situações e por isto o músico não gosta de emprestar seu instrumento.
Levando em conta todos estes fatores, assim como os instrumentos de madeira os metais também requerem cuidados para a manutenção, prevenção e avarias. No caso dos metais damos algumas dicas de conservação para o instrumento.
Deve-se conhecer e pesquisar sobre os produtos específicos para cada tipo de acabamento tais como prateado, niquelado ou laqueado.
Instrumentos prateados tendem a escurecer rapidamente, isto é um processo natural do acabamento que tem reações em contato com o oxigênio e o suor de nossa mão, por isto é muito importante que após o uso o instrumento seja limpo com uma flanela “de preferência específica para prata” para retirar as marcas deixadas pelo contato com a mão.
Também se deve retirar toda a umidade interna do instrumento evitando que resíduos fixem na parte interna do mesmo.
Nos casos de acabamentos laqueados e niquelados, são disponibilizados no mercado produtos específicos para cada um.
Existem diversos tipos de óleos, lubrificantes e graxas para cada instrumento, não basta apenas colocar qualquer produto nele, isto pode comprometer o bom funcionamento.
Uma profunda pesquisa sobre o assunto pode e deve ser feita pelo músico, e é interessante sempre verificar as especificações e indicações dadas pelo fabricante, usar porque alguém disse que é bom não é o suficiente. Na grande maioria dos casos os fabricantes disponibilizam estas informações em seus sites e no próprio produto.
Importante:
  • Os instrumentos de pistos da marca YAMAHA, vêm de fábrica com uma lubrificação mais espessa como preventivo de danos durante o transporte até os países de destino. Por isso, deverão ser lavados antes da iniciar os estudos.
Faça também uma limpeza mais completa no mínimo a cada 3 meses, desmontando com cuidado e lavando o instrumento.
Para este procedimento é importante lembrar algumas regras básicas que são: Preparar o local que será utilizado para a manutenção, de preferência longe de crianças e em uma superfície plana e estável para não correr o risco de derrubar nenhuma parte do instrumento.
É indicado utilizar água morna (30ºC a 40ºC) e sabão especial para metal ou sabão neutro, 10 a 15 partes de água para 1 de sabão.
Nos instrumentos de pisto, ao desmontá-los coloque sempre em ordem as peças e lave cada pisto individualmente, a numeração está gravada no pisto e na parte externa dos tubos dos pistos os respectivos números (1,2 3 e 4).
Lave os pistos com sabão neutro um a um. Não é preciso desmontar a parte interna dos pistos onde estão localizadas as molas internas e guias. Tome cuidado para não bater, pois são peças de altíssima precisão e qualquer deformidade impossibilitará retornar a peça ao seu local e caso ocorra algum acidente, jamais tente recolocar o pisto no instrumento, leve a uma oficina especializada ou entre em contato com a loja ande você adquiriu o produto. Efetue essa limpeza periodicamente para a higiene do instrumento e um bom funcionamento.
Após a lavagem dos pistos lave as partes internas dos tubos utilizando o Flex cleaner.
Caso não se sinta confiante para executar essa tarefa procure sempre uma assistência técnica para ajudá-lo.
O corpo do instrumento também deverá ser lavado periodicamente durante a lavagem dos pistos. Para isso use o Flex Cleaner com água na temperatura ambiente e sabão neutro. Em seguida seque com uma flanela seca e nova para evitar arranhões na laqueação.
Escovas e hastes flexíveis são fundamentais para uma boa limpeza e adquirir estes acessórios é na verdade investir no seu instrumento e em você mesmo. Certamente a boa manutenção aumentará consideravelmente a vida útil do instrumento.
Após lavar e secar todas as peças deve-se certificar que toda a sujeira foi removida e só então a lubrificação e montagem, verificar se cada parte está bem fixa, para não sofrer queda neste momento, lembrando sempre de recolocá-los em suas posições originais. A inversão das posições impedirá a execução do instrumento .
Evitar o consumo de alimentos quando estamos tocando é imprescindível, pois os resíduos irão diretamente à máquina de pisto e pode causar sérios danos.
Os instrumentos de rotores precisam de uma atenção especial, a maquina de rotor só deve ser desmontada por um técnico especializado, e caso tenha que lavar o instrumento faça a água passar no sentido ao contrário ao do ar para que os resíduos não sejam empurrados para dentro do rotor, não esquecendo de retirar toda a umidade do interior do instrumento após a lavagem.
A YAMAHA disponibilizará no site, dicas de manutenção para cada tipos de instrumentos de sopro, indicando os acessórios de manutenção produzidos por ela e sua aplicação, vale a pena conferir.
Araken de C. Busto 
Técnico de instrumentos de sopro 
YAMAHA MUSICAL DO BRASIL.



Nenhum comentário:

Mais visitadas última semana