Amigão HInos CCB / Fanpage

8 tecnologias da ficção científica em 2014 - Amigão TEC

Oculus Rift   

8 tecnologias da ficção científica que já podem estar disponíveis em 2014

Por Redação em 30.12.2013 às 16h00 - CanalTECH

O ser humano sempre gostou de especular sobre como será a sociedade no futuro. Filmes e livros retratam os próximos anos com robôs e inteligência artificial avançada, viagens intergalácticas (com pessoas "audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve"), carros voadores, realidade virtual e outros.    Ver a seguir


Pois 2014 é um ano em que muitas inovações tecnológicas são esperadas: óculos de realidade virtual, turismo espacial, computadores super inteligentes, dentre outros.

Veja a seguir 8 novidades para o próximo ano.

Óculos Rift: óculos que simula a inserção do usuário em um ambiente virtual. O produto promete ser um incrível gadget para gamers. Os óculos têm sensores que reagem a cada movimentação da cabeça do usuário, movendo a tela e o cenário conforme o movimento da pessoa. Projeta imagens em 3D em sua tela e tem ângulo de visão de 110°, garantindo uma experiência extremamente imersiva. Seria esse o primeiro passo para um Holodeck?
Oculus Rift


Turismo espacial:
 se você tiver 250 mil dólares livres no próximo ano, pode comprar uma passagem para um voo da primeira empresa de turismo espacial do mundo, a Virgin Galactic. Apesar de ainda não contar com passeios na Lua ou em asteroides, os passageiros poderão usufruir de uma vista privilegiada de fora da atmosfera da Terra. Os voos iniciais estão previstos para sair do Novo México, em uma estação de lançamento. Ao infinito e além!
Virgin Galactic


Martin Jetpack: esta novidade é para aqueles que querem acordar, lavar o rosto, vestir um traje com duas turbinas acopladas e sair voando pela cidade. O primeiro jetpack "prático" poderá ser visto no próximo ano. Segundo a empresa fabricante, o aparelho pode ser pilotado diretamente ou por controle remoto, voa por cerca de 30 minutos, com velocidade máxima de aproximadamente 74 km/h e alcança o limite de altitude de 3.000 metros acima do nível do mar.
Martin Jetpack


Computador super inteligente: os fãs de Isaac Asimov e sua Última Pergunta desejariam muito ter, um dia, uma máquina como o Multivac. Tudo indica que a IBM pretende tornar esse desejo uma realidade em 2014, através da utilização do Watson, um super computador cognitivo. O objetivo é lançar o Watson, máquina já existente, como um serviço de nuvem. Isso pode levar desenvolvedores a utilizar a grande capacidade do serviço para criar todo tipo de software. A empresa irá lançar o serviço com três parceiros: a Fluid, que construirá estratégias de compra online para que varejistas possam atrair mais clientes, a MD Buyline, que utilizará o serviço em hospitais e outros sistemas de saúde para tomar decisões em tempo real sobre a compra de dispositivos médicos com base em informações fornecidas por Watson, e a Welltok, que irá oferecer planos de saúde às pessoas baseados em informações de conversas com o Watson. O serviço de nuvem da IBM será basicamente um assistente de pesquisas que fornecerá respostas rápidas, acertadas e com sugestões ou recomendações ao usuário.
Watson IBM


Sapatos e energia: a geração de energia por métodos alternativos vem sendo tema de pesquisa há um bom tempo. Em 2014, o Solepower será uma novidade nessa área. O produto se resume em uma sola de sapato que transforma a energia do caminhar em energia elétrica utilizável. Por enquanto o projeto só consegue energia suficiente para recarregar smartphones, MP3 players ou aparelhos GPS, mas tem fortes chances de ser aprimorado para utilização em máquinas de maior porte. Atualmente, com uma caminhada de cerca de 4 quilômetros é possível recarregar um smartphone. Os prováveis clientes serão o setor militar, pessoas envolvidas em acidentes naturais e também aquelas que vivem em locais com pouco acesso à eletricidade. 
Solepower


Nymi: é uma pulseira que se comunica com os mais diversos tipos de dispositivo e permite que o usuário interaja com eles. Ele reconhece os batimentos cardíacos do usuário (visando confirmar sua identidade) e, após isso, consegue se comunicar com smartphones, tablets, computadores, carro e diversos outros aparelhos desse mesmo usuário. Feito isso, a pessoa consegue controlá-los apenas com movimentos de sua mão. Se qualquer outro indivíduo tentar utilizar o Nymi sem estar devidamente cadastrado, o produto detecta seu ritmo cardíaco diferente e a bloqueia automaticamente. O produto já está em pré-venda por 79 dólares no site da empresa.  
Nymi

Virtuix Omni: quase que um irmão dos Óculos Rift, este aparelho traz a oportunidade de simular o andar e o correr no mundo virtual. É uma plataforma em que o usuário fica preso pela cintura por um tipo de anel e pode se movimentar livremente por sua base. O usuário utiliza um calçado especial que evita que a pessoa se desestabilize na plataforma. Combinado com os Óculos Rift, promete trazer uma imersão inacreditável aos games. Também já está disponível em pré-venda, por 449 dólares. 
Virtuix Omni



Camisetas inteligentes:
 camisetas que mudam de cor de acordo com a performance do usuário na academia são uma novidade da Radiate Athletics para o próximo ano. Elas utilizam uma tecnologia que reconhece a atividade dos átomos do corpo da pessoa e reflete ondas de luz conforme tal atividade, variando de cor conforme o esforço desprendido. O atleta poderá ter uma melhor visualização de seu desgaste físico de acordo com a intensidade da cor emitida.
Camiseta Radiate Athletics



Fonte Canal TECH
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Nenhum comentário:

Mais visitadas última semana