Amigão HInos CCB / Fanpage

"Star Trek - Jornada nas Estrelas" completou 50 anos x Ficção x Realidade


Amém... amados cumprimento da PALAVRA,
evolução do tempo, veremos muitas novidades.
Deus abençoe Gê e Tê

Resultado de imagem para gifs gepruda amigao

Todo prudente procede com conhecimento, mas o
insensato espraia a sua loucura.
 Provérbios 13:16
Sete previsões tecnológicas de Star Trek que se concretizaram



 
Nesta semana a série de televisão "Star Trek - Jornada nas Estrelas" completou 50 anos.
O universo de ficção científica criado por Gene Roddenberry em 1966 se transformou em um fenômeno e objeto de culto no mundo inteiro.
.
Algumas das tecnologias usadas pelo personagem do capitão Kirk (interpretado por William Shatner), Spock (Leonard Nimoy), entre outros, nos mostravam a cada capítulo ideias inovadoras para a época, mas que hoje fazem parte de nosso cotidiano.
Outras, como o teletransporte, continuam sendo ficção.

Veja abaixo algumas das previsões corretas de Star Trek para o futuro.
...
1. O telefone celular *
O comunicador do capitão Kirk foi uma espécie de previsão do *telefone celular. O telefone celular é provavelmente a *invenção mais famosa que Star Trek conseguiu prever. O inventor do aparelho, Martin Cooper, reconheceu abertamente que teve a ideia assistindo a um dos capítulos da série.O episódio mostrava o *capitão Kirk se comunicando com o resto da tripulação através de um *intercomunicador, um aparelho que podia *ser aberto e que permitia que ele falasse com o interlocutor apenas chamando-o pelo nome.
Na década de 1960 estes "comunicadores" - que hoje chamamos de celulares - não passavam de ficção científica. Mas em * 1973 foi feita a primeira chamada através de um *telefone móvel. E agora este aparelho se transformou em uma *ferramenta indispensável em nossas vidas.
.
2. O computador pessoal *

Em 'Star Trek' os computadores pessoais eram parte do cotidiano dos personagens.Na época da estréia de Star Trek os computadores eram enormes e seus preços exorbitantes.A ideia de poder ter um *computador pessoal que poderia ser usado todo dia era completamente absurda.Mas Roddenberry criou um mundo no qual os computadores eram fundamentais para muitas atividades da vida cotidiana e estavam nas salas de reuniões e onde mais uma pessoa pudesse precisar.A série mostrava os *PCs de escritório e de uso pessoal, bem maiores do que os que conhecemos hoje. Mas já antecipando um futuro ainda distante.
Hoje o computador pessoal é menor e *comum no trabalho e nas casas. Além disso, evoluiu com o tempo até *não depender mais de cabos, algo que Star Trek também previu.
.
3. O tablet *
Os tripulantes da USS Enterprise usavam um tablet com touchscreen **. O capitão Kirk, Spock e outros personagens apareceram em alguns episódios usando um aparelho muito parecido com o que hoje conhecemos como tablet.
Os tripulantes da USS Enterprise usavam um *lápis de plástico, semelhante à *caneta que se usa em alguns modelos de tablets. E, claro, o tablet de Star Trek também tinha *tela sensível.
O primeiro tablet foi lançado no mercado *apenas em 1989, mas sem muito sucesso. Duas décadas *mais tarde foi lançado o iPad, da Apple.
.
4. Tomografia e ressonância *

O dr. McCoy usava um aparelho que já previa o diagnóstico por imagens.Outro membro da tripulação da USS Enterprise, o *dr. McCoy, tinha um *pequeno dispositivo que era capaz de realizar um *diagnóstico *sem precisar fazer cirurgias no corpo de uma pessoa.
O aparelho portátil foi uma espécie de *previsão da criação da *tomografia computadorizada, da *ressonância magnética e de outros tipos de aparelhos de diagnóstico por imagens.
É claro que, na série, o aparelho cabia na *palma da mão do dr. McCoy. Hoje estas máquinas de diagnóstico por imagens são enormes, mas o funcionamento é *praticamente idêntico.
McCoy também tinha um "tricorder", um dispositivo portátil para *escanear e analisar dados médicos, fazendo diagnósticos completos em alguns segundos. Este aparelho ainda não existe, mas pesquisadores estão há anos trabalhando para sua criação.
.
5. O GPS *
Viajar em Star Trek era possível através de teletransporte, entre outros meios.
Ainda *não conseguimos viajar deste jeito, não somos capazes de nos *desmaterializar e *teletransportar, mas usamos uma tecnologia parecida a do teletransporte para chegar a determinados lugares.
O *teletransporte usava um sistema de coordenadas parecido com o GPS.O GPS usa *sistemas de localização bem semelhantes aos usados pela *máquina futurista idealizada por Roddenberry na década de 1960.
.
6. As ***memórias USB

Acumular dados em um dispositivo pequeno era uma ideia muito distante na década de 1960.
Na nave de Star Trek os tripulantes usavam *pequenos discos quadrados e planos de 7 centímetros. Eles eram inseridos no computador central e serviam exatamente para *guardar dados.
Hoje usamos memórias USB que permitem o armazenamento de documentos, fotos, vídeos e todo tipo de dado. E, da mesma maneira que *Spock costumava fazer com seus discos na *USS Enterprise, encaixamos a memória USB em pequenas entradas no computador.
.
7. Telas planas gigantes *
Os monitores dentro da USS Entreprise eram *telas planas e grandes. Este conceito foi *revolucionário em uma época em que as telas dos aparelhos de televisão das casas tinham um tamanho reduzido e eram curvas.
Agora as televisões têm telas planas e finas e estão cada vez maiores.

De novo, a *realidade superou a ficção. Fonte G1 #AmigaoTEC

Nenhum comentário:

Mais visitadas última semana