Significado de Clarim
s.m. Instrumento de sopro, de som agudo e penetrante, sem chaves nem pistons, usado principalmente pelo exército.
Músico ou soldado que toca esse instrumento.
Músico ou soldado que toca esse instrumento.
Sinônimos de Clarim
Definição de Clarim
Fonte
http://www.dicio.com.br/clarim/
Classe gramatical de clarim: Substantivo masculino
Separação das sílabas de clarim: cla-rim
Plural de clarim: clarins
Separação das sílabas de clarim: cla-rim
Plural de clarim: clarins
Clarim é um aerofone da família dos metais. É composto por um tubo com um bocal em uma das extremidades e uma campânula na outra, sem possuir orifícios ou válvulas de qualquer espécie ao longo de seu corpo, sendo um dos instrumentos mais simples de sua família.
O controle das notas é feito pela variação da embocadura do instrumentista, já que o clarim não possui outros meios para tal controle. Conseqüentemente, o clarim está limitado a soar notas dentro da série harmônica do seu som fundamental.
O clarim é usado principalmente em meios militares e em conjuntos de clarim e percussão. A partir da invenção do rádio, o clarim passou a perder seu sentido militar de sinalização, passando a atuar somente em cerimônias e solenidades.
Nos Estados Unidos, os clarins são tradicionalmente afinados em sol. Em outras partes do mundo a afinação típica é Si♭ ou Mi♭.
Variantes do século XIX baseadas no clarim tradicional incluem clarins com chaves e com válvulas. Os clarins com chaves surgiram na Inglaterra no princípio do século XIX, com a patente do "Royal Kent bugle", que foi tirada por Joseph Halliday em 1811. Esse clarim era altamente popular e em amplo uso até 1850, caindo no desuso com o aparecimento da corneta valvulada. Fonte Wipedia
Shofar (do hebraico שופר shofar ) é considerado um dos instrumentos de sopro mais antigos.
Somente a flauta do pastor – chamada Ugav, na Bíblia – tem registro da mesma época, mas não tem função em serviços religiosos nos dias de hoje.
O shofar não produz sons delicados como o clarim moderno, a trombeta ou outro instrumento de sopro, mas para os judeus, o shofar não é apenas um instrumento "musical". É um instrumento tradicionalmente sagrado.
Na tradição judaica, lembra o carneiro sacrificado por Avraham (Abrão) no lugar de Yitschac (Isaac) através da história da Akedá (amarração de Yitschac), lida no segundo dia de Rosh Hashaná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário