Amigão HInos CCB / Fanpage

GAITA - AMIGÃO HINOS

Que tipos de gaita existem?

Existem diversos tipos de gaitas, mas de acordo com a escala elas podem ser classificadas em dois tipos: Cromáticas e Diatônicas(fotos) . A diferença básica é que as Gaitas Cromáticas possuem todas as notas da Escala Cromática: C, Db, D, Eb, E, F, Gb, G, Ab, A, Bb, B, enquanto as Gaitas Diatônicas possuem apenas as notas da Escala Diatônica, que no caso do tom de C, são as seguintes: C, D, E, F, G, A, B.

Para se tocar os semitons(bemóis e sustenidos) na gaita Cromática, que se equivalem as notas pretas do piano, basta utilizar sua chave(botão), por isso ela também é conhecida como gaita de Botão.

Gaita Cromática de 64 vozes da Hohner chamada Chromonica.


As gaitas Cromáticas
 podem ter 64 vozes(16 furos), como a gaita acima, 48 vozes(12 furos), como a gaita a seguir ou até mesmo 40 vozes(10 furos) e 56 vozes(14 furos). Cada voz significa uma nota diferente, ou seja, em cada furo existe a possibilidade de se tocar notas: Aspirada e soprada sem a chave pressionada e aspirada e soprada com a chave pressionada.




Gaita Cromática Velvet Voice 48 vozes da Hering



Já nas gaitas Diatônicas comuns, só é possível tocar 20 vozes(10 furos), ou seja, duas notas diferentes em cada furo(aspirado e soprado). Para se tocar os semitons é necessário utilizar uma técnica chamada Bend(aprenda esse efeito). Com os bends o gaitista pode dobrar as notas e fazer sua gaita chegar a 32 vozes. Também é possível chegar a 38 vozes nesta mesma gaita, utilizando-se outra técninca chamada de Overbends. Isso mostra como a gaita é um instrumento versátil e desafiador, o mesmo instrumento que para um leigo tem 20 vozes, para um expert tem 38 vozes. Por isso essa gaita também é chamada de gaita de bend e até de gaita blues, por ser a mais utilizada para se tocar blues.






Gaita Diatônica Marine Band da Hohner












Existem 2 tipos de gaitas derivadas da diatônica, que são as gaitas Oitavadas e Trêmulas . Estas gaitas são usadas em orquestras ou grupos de gaita como a Troupe da Gaita e os Harmônicos.

Tom da Gaita: 
A gaita diatônica é fabricada em um tom específico. Isso significa que você pode encontrar gaitas diatônicas em 12 tons diferentes:
Grave
(dó)
Agudo
G
Ab
A
Bb
B
C
Db
D
Eb
E
F
F#

O Tom mais grave é o G e o mais agudo é o F#. A Gaita mais utilizada é a no tom de C, por possuir uma tonalidade média e pelo preço ser reduzido.
Quando você aprende a tocar uma música em um determinado tom, você pode tocá-la em outro tom simplesmente mudando de Gaita. Você irá tocar exatamente da mesma forma que tocava antes, mas a música estará no novo tom.
Você pode também usar uma Gaita de um determinado tom para tocar uma música em um tom diferente da sua Gaita. Na verdade este recurso é muito utilizado e se chama Cross Harp.

Material do Corpo da Gaita: 

O material empregado na fabricação do corpo da Gaita pode ser madeira, plástico ou metal. Cada material dá um timbre diferente ao instrumento e o gaitista escolhe o que mais lhe agradar.

Marcas e Modelos: 
As marcas mais conhecidas são: Hohner, Lee Oskar, Hering, Suzuki e Huang. Meu destaque especial vai para a Hohner que é considerada a melhor marca entre os gaitistas, é talvez a fabrica mais antiga de gaitas e prima pela grande variedade de gaitas em catálogo, oriunda da Alemnanha. A Hering é uma marca brasileira que cresce a cada dia e ganha espaços no mundo todo. E a Suzuki que é uma grande marca de instrumentos de todos os tipos e que na minha opinião fabrica os modelos de gaita mais confortáveis para a boca. 

Existe ainda algumas gaitas completamente diferentes, como a Gaita Baixo, produzida somente pela Hohner e Huang, que além de ter um som completamente diferente e ter dois andares, só pode ser tocada soprando-se, pois na aspiração ela não produz nenhuma nota. Veja algumas fotos:




Baixo Harmonica
















Fonte pesquisada Portal Gaitanet e A gaita Baixo

4 comentários:

Unknown disse...

Paz de Deus com todos.
É permitido a gaita cromática na orquestra da CCB?
Hélio de Osasco

AMIGÃO HINOS CCB disse...

Amém...Hélio infelizmente NÃO.

Pois orquestra já tem compostura dos instrumentos musicais.Veja estes links

http://ccbnomundo.webnode.com.br/orquestra/

Conselhos
https://atos.wordpress.com/2011/09/14/cinco-conselhos-para-musicos-da-congregacao-crista-no-brasil/

Deus abençoe grandemente Gê e Tê

Unknown disse...

Se alguem tiver tablaturas nomenclaturas gospel para cromatica 48C , me enviem por favor, zap 033.984342103 , wesleyjssilveira@gmail.com

AMIGÃO HINOS CCB disse...

Amém... Wesley... poderá tentar nestes dois sites...

https://www.cifraclub.com.br/aprenda/tutoriais/5-gaita/zp-modelos-de-gaita-p1.html

Blog Jeffão
http://jeffaoperes.blogspot.com.br/2010/01/harmonizacao-harmonizacao-cromatica-um.html

Deus abençoe Gê e Tê

Mais visitadas última semana